Periódico


Para não misturar as coisas, vou postar as notícias e afins nessa área do blog. As postagens de notícias mais antigas migrarão para cá também.

17/05/2011- Textos do blog publicados no jornal A Voz da Serra


O jornal A Voz da Serra está agora publicando os textos do blog The Lucas's Discopédia! Todo sábado, no caderno Light, são publicados resumos dos textos que posto aqui no blog. O jornal A Voz da Serra pode ser comprado nas bancas da Região Serrana ou ser lido online em: http://www.avozdaserra.com.br. No cabeçalho do blog fica disponível uma página com os links diretos para os meus textos, não deixem de conferir! =)
_________________________________________________________________

20/04/2011- Parceria com o site Galeria Musical


O blog The Lucas's Discopédia agora está em parceria com site Galeria Musical. Estarei escrevendo resenhas para eles e eles também estarão postando alguns textos daqui lá. A primeira parceria foi publicada hoje, a resenha do DVD O Pirulito da Ciência, do ilustre Tom Zé. Para ler a resenha, é só clicar aqui. O endereço do site estará disponível junto com os outros sites relacionados no gadget "Você Precisa Saber..."
_________________________________________________________________


24/03/2011- "Dizconauta" na comunidade da Rádio Mágica FM no Orkut


Olá pessoal, tudo bem? Como nem todos os álbuns que comento no programa "Dizconauta" eu resenho aqui, resolvi postar as informações destes direto na comunidade da Rádio Mágica no Orkut. Abri um tópico onde vou postar os dados do álbum que será apresentado naquela semana/dia. O tópico está aberto a todos para sugestões, críticas, comentários, etc. Segue aí o link, lá já está postado o texto sobre o álbum do programa de hoje, O Marginal, da Cássia Eller. Abraços! (:

Comunidade da rádio: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=74140369
Tópico do programa: http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=74140369&tid=5587580735029808689&na=4

_________________________________________________________________


18/09/10- Participação na rádio Fora do Eixo sobre o Em Busca do Elo Perdido


Voltei para trazer mais notícias velhas! rs

No dia 10 de Agosto, participei do programa Ligue Os Pontos da Web Rádio Fora do Eixo, junto de outros dois vencedores, o Leonardo Barbosa e a Carolina Monteiro. Participar do programa foi bem legal, falamos das nossas críticas, além de outros assuntos como as bandas atuais e a influência do Modernismo e da Tropicália na cultura. Para quem quiser ouvir, fica disponível o podcast para ouvir online ou download em:


http://foradoeixo.org.br/radio/podcasts/ligue-os-pontos6

Ah, e uma notícia mais fresquinha: O próximo disco do blog é do The Band! Take a load off, everybody! ;D
_________________________________________________________________


09/09/10- Contador de Acessos, prévia do Em Busca do Elo Perdido e Música de Brinquedo




Olá a todos!!! Não venho de longe e trago novidades! rs

Bom, vamos começar

1- Contador de acessos:

Adicionei agora mesmo o contador de acessos do blog, que aparece ali no canto direito, em cima dos seguidores (opa!)

2- Prévia do E-book Em Busca do Elo Perdido

Essa notícia nem é tão nova assim, mas só agora que me dei conta de que não tinha postado! rs

Saiu a prévia do projeto Em Busca do Elo Perdido, que será lançado junto com o Congresso Fora do Eixo em Outubro. Vocês podem ler em:

http://observatorioforadoeixo.wordpress.com/

3- Música de Brinquedo, programa de hoje e e-mail da Fernanda Takai

No dia 5, escrevi a resenha do Música de Brinquedo, mais recente álbum do Pato Fu e enviei o link para o site da banda. No dia seguinte abro meu e-mail e me deparo com isso:

"olá lucas!
obrigada por ter mandado os links.
é ótimo saber que as pessoas tem escutado nosso disco mais novo e se divertido com ele...
: )
fernanda"

Pois é, fiquei de cara com isso! rs

E ainda falando do Música de Brinquedo, ele será o álbum do programa "Dizconauta" de hoje! Não percam, às 17 horas em www.radiomagicafm.com.br

_________________________________________________________________


27/07/2010- "Dizconauta" no Observatório Fora do Eixo



Olá pessoal, ando meio desligado daqui (e de muito mais), mas é por um bom motivo! Fui o 2º de 4 selecionados para escrever um documento sobre a Tropicália no projeto do Observatório Fora do Eixo chamado "Em Busca do Elo Perdido". Esse documento será lançado em E-Book e eu farei nele a resenha dos 5 discos mais importantes do movimento. Para sacar mais do projeto, acessem os links abaixo:

Texto sobre o Projeto:

http://foradoeixo.org.br/observatorio/blog/observatorio-fora-do-eixo-campanha-em-busca-do-elo-perdido

Lista dos selecionados:

https://docs.google.com/document/pub?id=10SZZkx_uNqyZMTII79DGxe734qhsdzCO2SSbDnk53jY

Queria também parabenizar os outros três ganhadores e todos os outros que participaram! Abraços a todos e até breve!

_________________________________________________________________


28/06/2010-  Julho- Mês do Arnaldo no programa "Dizconauta"
E aí pessoal, xuxu beleza e tomate maravilha?rsrsrs

Então, como no dia 6 comemoramos o aniversário do nosso querido, fodástico, genial, incrível, estupendo (e mais qualquer elogio que vocês lembrem) Arnaldo Baptista e no dia 13 é o dia mundial do Rock, decidi fazer uma homenagem para ele no "Dizconauta". Cada semana do mês de Julho vai rolar um disco dele ou que ele participou, a ordem será:

Dia 01/07- Álbum Os Mutantes (o primeiro, de 1968)

Dia 08/07- Álbum O A e o Z

Dia 15/07- Álbum "Loki?"

Dia 22/07- Álbum Elo Perdido (Arnaldo e A Patrulha do Espaço)

Dia 29/07- Álbum Let it Bed

Para quem ainda não conhece, o programa "Dizconauta" tem o intuito de divulgar um disco de música brasileira a cada programa, resenhado e comentado faixa a faixa e surgiu da união do projeto com o Instituto Agenor Bens. O programa vai ao ar toda quinta, às 17 horas e pode ser escutado no site http://www.radiomagicafm.com.br

E na terça feira(dia 06/07, aniversário do Arnaldo), estarei postando aqui a resenha do "Loki?", obra prima do mestre! Abraço a todos os Arnaldeístas de plantão!!

_________________________________________________________________


15/06/2010- Festival Fora do Eixo- Edição Friburguense






O Festival Fora do Eixo é um festival que ocorre no eixo São Paulo-Rio, com o principal intuito de divulgar bandas novas de todo o país. No sábado, dia 15 de Maio, Nova Friburgo ganhou a sua edição. O festival rolou no SESC e contou com as bandas Gnose, Madre, Mini Box Lunar, Porcas Borboletas e Canastra, tendo sido todas as bandas bem recebidas pelo público que estava bastante animado. Confira como foi um pouco o show de cada banda:

Gnose- http://www.myspace.com/gnoserock

O Gnose abriu o festival tocando "Immigrant Song", clássico do Led Zeppelin e durante o show rolaram várias músicas próprias do Gnose. O pessoal toca altos sons no estilo dos anos 70. O público estava meio frio no começo, mas depois de um tempo o pessoal foi se soltando mais e aproveitando. A banda finalizou com "Burn", do Deep Purple. Eles têm excelentes instrumentistas e gostei muito do desempenho de todos, principalmente da vocalista Caru e do baterista Vitor.

Mini Box Lunar- http://www.myspace.com/miniboxlunar

Foi um dos shows que mais curti, de certeza! Vindos do Amapá, a banda tem um som totalmente psicodélico somado à influência da música regional. No repertório do show estavam incluidos as canções do último EP da banda, lançado no ano passado, além de um cover de "Ando Meio Desligado", da (fodástica)banda Mutantes. O público curtiu muito o show que me lembrou as apresentações dos Tropicalistas no maior estilo do programa "Divino, Maravilhoso", tanto na estética como na sonoridade. As vocalistas Heluana e Jennifer "Jj" cantam perfeitamente bem e com uma sintonia bem legal entre as duas, espero poder conferir o som deles novamente por aqui!

Porcas Borboletas- http://www.myspace.com/porcasborboletas

O show do Porcas foi muito interessante. A banda tem umas músicas bem cômicas e o show teve acontecimentos inesperados. O show tinha um lado bem circense. Já no começo, o vocalista Danislau planta bananeiras. Jack, o percussionista fez uma performace de cair o queixo, de sair batendo lata pelo ambiente do festival e pulos e mais pulos na sua percussão. Depois de algumas músicas, uma das cordas do violão do Banzo foi para o espaço, e você acha que o show parou por isso?Errado! A banda tocou dentre outras, três músicas que eu adoro "Super Herói Playboy", "Menos" e "Tem Gente".

Madre- http://www.myspace.com/bandamadre

O Madre é a banda da Região Serrana que mais gosto, de longe. Por isso, talvez, eu seja suspeito à falar. O show teve uma energia muito boa, a banda tocou além de três canções presentes no seu EP, algumas canções ainda não gravadas como "Morfeu" e a contagiante "Aperreado". O público(inclusive este que vos fala) curtiu muito o show, um entusiasmo único! O som do Madre é uma fantástica mistura do rock dos anos 70 com toda a musicalidade brasileira e latina, vale a pena conferir!

Canastra- http://www.myspace.com/canastra

Acho que aqui foi a parte que o público curtiu mais. A galera ficou bem agitada e os caras fizeram uma performace sensacional. Uma guitarra Grestch, uma Guild de 1954, um baixão acústico, uma metaleira sensacional e a bateria de Rodrigo Barba. Uma mistura de Rockabilly com Ska, este é o Canastra! A banda apresentou faixas do seu novo álbum e pra finalizar mandou um cover super legal de Back in Black, clássico da banda AC/DC.

_________________________________________________________________


09/06/2010- "Dizconauta" no Twitter


Agora vocês poderão conferir todas as novidades do "Dizconauta" através do Twitter! Avisos sobre o que posto aqui na Discopédia, informações sobre o programa e os posts do Mauro serão avisados lá. Criei também um email para quem quiser se comunicar, fazer alguma crítica, sugestão, etc.

Aqui vão os links:

Twitter:
http://twitter.com/dizconauta

Email:
dizconauta@gmail.com

Aguardem por mais novidades e ouçam amanhã o programa "Dizconauta" sobre o álbum Criaturas da Noite, da banda O Terço!! Só para lembrar o endereço do site da Mágica FM: http://www.radiomagicafm.com.br

_________________________________________________________________


22/05/10- New Partner: Música Instrumental Universal

A Discopédia tem um novo parceiro agora, o blog "Música Instrumental Universal", criado pelo Mauro Wermelinger, grande pesquisador musical desde a década de 70. Aqui vai o link para o pessoal curtir:

http://musicainstrumentaluniversal.blogspot.com/
_________________________________________________________________

12/05/10- Discopédia na Rádio- Parte 2





Dia 20/05, quinta-feira às 17 horas, estréia na rádio Mágica FM 87,7 o programa "Dizconauta", que terá o mesmo intuito desse blog, falar sobre discos. O primeiro programa será em homenagem ao Zé Rodrix, que estará completando 1 ano de falecimento na sexta, dia 21. O programa, assim como o Produto Nacional(do qual ainda farei algumas participações), está vinculado ao Instituto Agenor Bens, que está lançando agora em Cordeiro o Centro de Cultura Agenor Bens, com aulas de violão, bandolim, cavaquinho, percussão, violino, inicialização musical, musicalização infantil, teatro, desenho humorístico e cinema audiovisual tudo GRATUITO. As aulas acontecerão no CIEP Oswaldo Cruz, em Cordeiro e quem tiver algum instrumento parado em casa sem uso, se puder, doe ao instituto para que assim, algum aluno possa aprender a tocá-lo. Queria ainda agradecer, de coração, ao Tadeu e ao Elênio pelo espaço que estão me cedendo para que eu possa realizar o programa e dar os parabéns ao Tadeu pela sua iniciativa e seu comprometimento com o Centro de Cultura, pois pra mim existem duas coisas que são essenciais para uma sociedade: Educação e cultura! Até breve!
_________________________________________________________________

29/04/10- Discopédia na Rádio



Pois é, parece que é isso, agora toda Quarta-Feira, às 17 horas estarei no programa Produto Nacional da rádio Mágica FM 87,7 apresentando junto com o grande Tadeu Santinho, hoje rolou o primeiro programa onde falamos sobre o Clube da Esquina, foram executadas as músicas "Para Lennon e McCartney", "Trem Azul" e "Lumiar", a experiência foi muito legal e na próxima quarta estaremos falando sobre o Tropicalismo, para quem quiser ouvir o programa, acesse o site www.radiomagicafm.com.br. E é isso, let's rock, baby!