quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

The Who- Who's Next(1971)


Nome:Who's Next
Ano:1971
Produção:The Who, Glyn Johns
Músicos:Roger Daltrey(vocais), Keith Moon(bateria e percussão), John Entwistle(baixo, trompa, vocais e piano), Pete Townshend(guitarras, orgão VCS3, sintetizador A.R.P, vocais e piano) Nick Hopkins(piano em "Song is over" e "Getting in Tune") e Dave Arbus(violino em "Baba O'Riley")
Faixas:
1.Baba O'Riley
2.Bargain
3.Love Ain't For Keeping
4.My Wife
5.Song is Over
6.Getting in Tune
7.Goingo Mobile
8.Behind Blue Eyes
9.Won't Get Fooled Again

Junto com The Who Sings My Generation, este é o meu álbum favorito do The Who. O álbum surgiu da tentativa frustada do projeto Lifehouse de Townshend, que consistia em um concerto em que dados da platéia eram transferidos para um sintetizador A.R.P e através destes eram criadas músicas que se completavam(?). O projeto, evidentemente "impossível", gerou divergências entre o até então produtor da banda Kit Lambert e Pete. Até onde sei, foram através dessas brigas que surgiu a idéia da música "Behind Blue Eyes", um dos clássicos do álbum. Em termos de técnicos, este se mostrou superior à seu antecessor, Tommy, contando com um excelente trabalho de Glyn Johns, as composições e arranjos de Pete, John Entwistle sendo o único além de Pete à compor para o disco e a qualidade em relação à técnica e postura de Keith e Roger. O álbum possui grandes clássicos da banda e, na minha opinião, nele estão presente grande parte das melhores composições de Townshend. Podemos citar como clássicos desse álbum as músicas "Baba O' Riley", "Bargain", "My Wife"(esta compostar por Entwistle), a já citada "Behind Blue Eyes" e "Won't Get Fooled Again", que era originalmente do projeto Lifehouse. Sobre a arte da capa, existem duas hipóteses. Uma é de que o monumento de concreto em que os membros aparecem após tirar aquela água do joelho foi inspirado no monolito que aparece na lua no filme 2001:Uma Odisséia No Espaço, de Stanley Kubrick. A outra, é de que este monumento representava a alienação e o fato de eles estarem urinando nele era uma questão de protesto. Pete viu nos sintetizadores novas possibilidades para compor e dessas "possibilidades" surgiu um álbum fantástico, de extrema qualidade, que alcançou o 13º lugar nos Melhores Álbuns de Todos Os Tempos segundo o canal VH1 e 28º na lista da revista Rolling Stone. Mesmo a idéia do projeto Lifehouse parecendo meio absurda, creio que se tivesse sido realizada na época, seria algo de genialidade e criatividade incríveis(afinal, veio da cabeça do Townshend),o problema é que para isso ficaríamos sem o Who's Next, então...

3 comentários:

  1. "...consistia em um concerto em que dados da platéia eram transferidos para um sintetizador A.R.P e através destes eram criadas músicas que se completavam"
    "...afinal, veio da cabeça do Townshend"

    tá, né!? deixa ele!
    medo! :|

    nunca saberemos... :\

    ResponderExcluir
  2. Tenho um dvd que conta a história da gravação desse álbum do Who.

    ResponderExcluir
  3. Foi o primeiro experimento do Who com sintetizadores: vcs3 e ARP.

    ResponderExcluir